quarta-feira, fevereiro 29, 2012

e aqui vou eu

sair do AC fresquinho
para o terreno derreter
sim, a chuva passou e agora ta UMA TOSTA
tosta mista foi o meu almoço
e um suminho de laranja natural
hmmmmm gorda, so penso em comer!!!

o meu namorado

 
surpreende-me com uma capacidade de organização que lhe desconhecia

 
(e de desorganização também. kakaaa)

e

a nossa Susana continua doente...
espero que não seja malária.

e por falar em chuva

isto é do melhor!!!
estar à chuva dentro de água quente, tanto no mar como na piscina.
foi assim há dois fins de semana e se formos para fora no próximo vai acontecer o mesmo pois segundo o que vi na metereologia, a chuva veio para ficar.


hoje #2

estou de botas, é por isso. uns botins de meia estação que trouxe só porque sim. Mal sabia o jeitaço que me iam dar, é que aqui tá calor, mas quando chove chove a sério! Fica tudo alagado e só mesmo de botas ou galochas. Agora imaginem isto nas obras... L A M A.


hoje

tive saudades das minhas roupas de Inverno, das minhas botas e botins. Comprei alguns pares de botas novinhas em folha nos saldos e só os usei 1 semana ou 2! Quem diria, saudades de roupa de Inverno um mês depois de estar no calor.
Foi um devaneio, só pode.

terça-feira, fevereiro 28, 2012

pernas gordas

apertadas dentro das calças que outrora me caiam


s n i f

segunda-feira, fevereiro 27, 2012

coise

parece o discurso recalcado de uma menina entre homens, mas apetece-me partilhar

"Ele há dias em que sou atacada por uma sub espécie de Síndrome de Tourette, assim para o adaptado ao meu belo prazer, às situações que me apetece, quando me apetece.

Na boa, a sério que estou farta do discurso da machista que se tem numa conta desgraçada, da janada, que se tem numa de muita louca, tipo atirei-me de uma duna e foi um flip, acho que já só eu é que digo flip, coisas da idade, da que se refere às outras mulheres por gajas - odeio a palavra - e se acha uma masculina.(....)

E para darem credibilidade à sua postura estranha, vai de tratar todas as mulheres, que elas não o são, claro que não, como seres dados a tpms, elas não as têm, não, são umas bafejadas pelas hormonas, dadas a histerias, elas não as têm, claro que não, isso é coisa de gaja - odeio a palavra - dadas a dramas, elas não os têm, claro que não, até porque ter o cabelo para aqui ou para acoli é exactamente o mesmo, é extremamente cool.
Olha, eu cá, tenho sempre as put@s das hormonas aos saltos. Um dia gosto disto, mas no dia seguinte instala-se o horror. Quase que gosto da tpm e seus caprichos. Gosto de vernizes. Gosto de chorar em frente do espelho, porque me cortaram dois milímetros do cabelo, e reparar qual o meu melhor ângulo. Gosto de suspirar por um par de saltos assassinos. E gosto dos meus dramas. Quer dizer, gosto e não gosto, mas também não me apetece explicar quando gosto e quando não gosto. E tenho dias em que não gosto nada disto de ser mulher, odeio as hormonas e já cortava o cabelo. Tenho dias. Nada a fazer, um caso perdido. Oh que pena que tenho de mim.
Tenho para mim que um gajo - no masculino continuo a odiar - porreiro com um pipi, não é coisa boa, nem para eles, que não percebem lá muito bem para que serve aquele pipi, nem para elas, que não estão aqui, nem ali. "

por aqui

parece que até o ar engorda!
fico inchada só de existir
é grave

e comida tão calórica...
até o mais simples prato vem carregado de gordura!

a solução seria ser eu a cozinhar
se soubesse
se tivesse tempo
e paciência


ou então alimentar-me só de fruta


adoro

o meu desodorizante novo, cheira a pó talco!

das coisas que eu não sabia sobre mim

sou muito demorada a fazer pedidos nos restaurantes

kakaaaaaaaa

sexta-feira, fevereiro 24, 2012

é bom

receber noticias de pessoas de quem gostamos
adoro saber das pessoas de quem gosto
hoje caíram-me as lágrimas no escritório
foi mais forte do que eu
:)
é bom de sentir

saudades de comprar coisas giras
acho que no fim de semana me vou vingar

☆apanhar sol☆

☆ir às compras☆

☆cuidar de mim☆

☆sair☆

.::..............saudades de coisas de menina e das minhas amigas..............::.

buenos dias



hoje acordei bem cedo
dormi bem
saímos cedo ontem
aproveitou-se a noite
vimos um filme
deitei-me cedo
hoje acordei cedo...
fiz muita coisa logo de manha antes de sair
no sabado não quero ir trabalhar de manha
vou à esteticista
sou menina
posso
eles não!




quinta-feira, fevereiro 23, 2012

um brinde



 às coisas que se descobrem sem querer


das coisas que perco...

o aniversário da minha caçuleta pequena que faz um quarto de século!!!
e hoje de manha ouvi logo uma musica que me faz lembrar dela

quarta-feira, fevereiro 22, 2012

das coisas que perco...

....o crescimento do bebé mais bonito do mundo! O filhote (filho... ainda nem me habituei bem a essa palavra) da minha A-M-I-G-A,  o bebé mais fofo do mundo! Penso tantas vezes nele, é incrível como me afeiçoei tanto a uma coisinha tão pequenina, tão indefesa. Foi um acontecimento tão marcante tudo o que envolveu a vinda deste pequenino ao mundo, a amiga que cresceu comigo agora tem um bebé que eu adoro e que não posso ver crescer de perto. Sempre que vejo os bebés aqui penso nele. Os bebés aqui são todos tão giros, vão pendurados naqueles panos à volta do corpo das maes atentos a tudo ou então todos descontraídos a dormir. Parecem feitos de chocolate e dão vontade de trincar de tão fofos, e depois as meninas com os totos e trancinhas cheias de cores. Aqui tudo tem cor.

terça-feira, fevereiro 21, 2012

actualizar

a vidinha por aqui vai andando
tem-me custado trabalhar tantas horas, o ritmo aqui é acelerado. Quer dizer, o ritmo do país não mas o de trabalho é, e muito. Acordo às 6e30h e agora são quase 9h da noite e ainda estou no escritório. Durante o dia acontece muita coisa na obra, aproveita-se o fim da tarde e a noite para pôr em dia o trabalho que não se consegue fazer durante a manhã e a tarde. Mas os dias tornam.se intermináveis. Nesta altura do dia já não estou aqui a fazer muito, chega a uma determinada hora e desligo. Fico aqui por solidariedade com os meus colegas, mas cuuuuusta.
Acho que esta ideia de ficar mil horas seguidas a trabalhar para mim não resulta, a não ser esporadicamente, quando é mesmo preciso. Se não desanuviar é certo que não produzo, chego ao fim da semana já esgotada e a salivar pelo fim de semana. O que vale é que normalmente aqui os fins de semana compensam.
Também arranjei um escape para sair mais cedo duas vezes por semana. Inscrevi-me nas danças latinas! Ando a aprender rumba!! É óptimo, porque além de sair obrigatoriamente mais cedo, não penso mais em trabalho!

crescer

crescer é estarmos por nossa conta, não ter ninguém com reclamar se as coisas não correm bem. se calhar a culpa é nossa, se calhar temos mais responsabilidade. vir para cá está-me a fazer crescer... há alturas que nos sentimos completamente desamparados, nem tudo é um mar de rosas quando se cresce. a piada está em enfrentar as coisas, ultrapassar obstáculos e ficar mais forte.
tenho aprendido todos os dias a corrigir os meus defeitos, aqueles que achava que nunca ia precisar de corrigir, porque sempre vivi com eles. quando se cresce tentamo-nos tornar melhores.


fugir aos problemas só os adia e os torna maiores. ou nos torna a nós mais fracos. parece mais fácil voltar ao ninho, à nossa zona de conforto, de onde quisemos sair para voar sozinhos. mas quando se cresce já não se cabe no ninho, ou se se cabe já não é confortável como foi, já és crescido. tudo tem o seu tempo, tudo é bom a seu tempo. crescer custa. se fosse fácil eramos todos crescidos.


quarta-feira, fevereiro 15, 2012

O Dia dos Namorados este ano fez muito sentido. Foi a primeira vez que jantei a sós com o M. desde que estou em cá! Isso implicou um esforço extra da parte dos outros meninos todos, mas valeu tanto a pena!!
Agora começamos a fazer as refeições em casa e já volta a ser especial sair para jantar. As primeiras semanas foram um exagero, jantar e almoçar fora todos os dias faz mal à saúde e à carteira, além disso torna-se banal e perde a piada. À conta disso engordei mil quilos que me estou a ver à rasca para recuperar.
Agora só vamos em dias especiais e ao fim de semana. No fim de semana passado fui jantar duas vezes ao indiano,a primeira vez com as sul africanas e depois com outros amigos novos. Adoro caril.
Aqui há situações banais que me fazem pensar; por exemplo, é banalíssimo no fim das refeições levar o "take away", ou seja, não se deita comida fora. Quando sobra levamos e damos ao guarda lá do prédio, ou aos miúdos na rua e eles ficam tão contentes...
Noto também por exemplo que eles são super racionados em relação a nós na comida, a Susana faz um panelão de arroz e salada e pouquíssimos filetes, ou bifes ou o que for. Estão habituados assim. O óleo para fritar por exemplo, usam 500 mil vezes se não avisarmos que não é para usar e ainda ficam super contentes se as deixarmos levar para casa o óleo usado!
No regresso do nosso fim de semana, encontramos estes miúdos que iam buscar água. Andam horas e horas a pé, com fome e carregados com água. Sempre com um sorriso na cara, é incrivel!
Ontem encontrei a Susana a comer arroz com arroz no chão! Mesmo tendo outras coisas pa comer e eu lhe tendo dito para se servir do que havia, ela só pegou depois de eu insistir!  Na noite anterior, eu e o meu colega tinhamos pegado nas cadeiras da cozinha para ir para a varanda e ela não se sentiu à vontade para as ir lá buscar porque tinha de passar na sala de jantar para as levar, então comeu no chão!..

terça-feira, fevereiro 14, 2012

sábado, fevereiro 11, 2012

1st dinner out alone

Ontem fui jantar com as minhas amigas novas, sul africanas! [ainda não contei sobre as amigas que fiz na Ponta do Ouro no fim de semana passado, mas havemos de la chegar]
Apareceram aqui no escritório como fornecedoras, acabamos a trocar numeros de telemovel e a combinar saída para a 6ª feira. Eu no meu inglês enferrujado percebi que era um jantar de raparigas só, então lá fui eu toda pimpolha.. O M. foi jogar futebol e eu lá fui para o meu primeiro programa sozinha!
Quando cheguei ao sítio combinado, vi um carro com um casal e pensei que não eram elas de certeza! Continuei à espera e de repente sai a Sheugnet do carro e pergunta-me pelo M! hmmm afinal não era lady's night!! Mas também já não havia muito a fazer.
Fomos na mesma e foi giríssimo! Estava também a Teresa e o marido e mais um rapaz do Tahiti. Fomos ao indiano, era DELICIOSO! O jantar correu super bem, eles eram todos uns amores. A Teresa está grávida e o marido dela é de Braga!
Hoje vou jantar com as minhas "amigas" do fim de semana passado, depois de uma manha de trabalho e compras e de uma tarde de piscina e relax! Este fim de semana vão estar 39ºC!
Vai ser o primeiro fim de semana em Maputo, mas estavamos mesmo a precisar de fazer compras lá pra casa. Ainda não temos ferro de engomar, colher de pau, entre mil e uma coisas. A coisa que mais sinto falta é um pequeno pormenor que faz toda a diferença e que ninguem se lembra que existe, CABIDES! É a compra mais urgente a fazer!
Agora vou mas é voltar ao trabalho! Já é hora de almoço! Por aqui almoça-se ao 12.00... o dia  de trabalho começa as 7.00! Mas não custa, às 5 da manhã já é dia e este sol só dá vontade de saltar da cama.

preciso MESMO de parar de comer

estou a ficar uma pequena lontra!
ando a abusar a serio!
se continuar nao vai haver volta a dar!
hoje comparei uma foto de ha 3 meses com uma recente e tive um BAQUE!
a minha cara é uma lua cheia!
não gosto nada!
mas quando me poem comidinha deliciosa a frente as minhas prioridades mudam..
estou imensamente gulosa..
ainda pra mais aqui é tudo tão bom!

escrevi nas mãos G O R DA
pra ver se me lembro disto à hora do almoço
NAO QUERO SER LONTRA!




EU




O MOTIVO


quinta-feira, fevereiro 09, 2012

directamente do estaleiro

Hoje por aqui trabalha-se até mais tarde, durante o dia é um entra e sai de gente e ninguém se consegue concentrar. Hoje´há betonagem e aproveita-se para pôr o trabalho em dia... foi um dia agitado.
Não temos hora para ir embora e vamos jantar por aqui. Vou experimentar o KFC pela primeira vez em Maputo. Ando a jantar e a almoçar fora desde que cá cheguei e ainda nao experimentei! Ainda para mais é ao lado da nossa obra!
Hoje também foi o primeiro dia em que fizemos uma refeição em casa, e posso dizer que correu muito bem! Já andava a adiar isto desde o início da semana... todos os dias acontecia alguma coisa! Nunca temos tempo para ir às compras porque quando saímos daqui os supermercados já estão fechados e nos últimos fins-de-semana temos ido sempre para fora. Então hoje decidi dizer à Susana para ir às compras e fazer o almoço à maneira dela. Em casa só tinhamos mangas, bananas e água!!!
Sempre que ela quer fazer alguma coisa lá em casa é uma comédia. No primeiro dia pedi-lhe para lavar a roupa toda que tinhamos acumulado enquanto estivemos a andar de hotel em hotel, mas esqueci-me que não fazia a mínima ideia de como mexer numa máquina de lavar! O problema é que ela também não estava assim muito familiarizada com máquinas, estava habituada a lavar à mão! Então quando cheguei a casa no fim do dia a roupa ainda estava meia ensopada dentro da máquina porque ela não sabia pôr aquilo a centrifugar! Agora já sabe.
Hoje o problema foi ligar pela primeira vez o fogão, eu não fazia a mínima ideia e ela também não, mas lá conseguiu. Além disso para já ainda só temos uma panela e uma frigideira lá em casa. Mesmo assim ela conseguiu fazer um caril de frango óptimo! Soube-me mesmo bem fazer uma refeição em casa! É incrivel sentir falta de coisas tão simples que desvalorizamos quando são dadas como adquiridas.
Acho que tive sorte com a minha Susaninha! Tá a ser gira a experiência de ser "dona de casa".

apetece-me dizer tanta coisa todos os dias, falta-me tempo!
Nem para ver filmes tenho tempo, ainda nao vi um único desde que estou cá! Ainda ontem comprei 4 dvd's dos filmes que queria ter ido ver ao cinema antes de vir para aq

realidade

Hoje aqui na obra houve revolução... salários em atraso aos trabalhadores.
Estar aqui é uma lição de vida em muitas coisas! Todos os dias aprendo uma coisa nova, seja sobre o trabalho, sobre vida e até sobre mim.
Conviver de perto com realidades que desconhecia, ver pessoas a trabalhar de sol a sol sem uma unica refeição. Trabalho duro, debaixo de temperaturas que não consigo aguentar enquanto tenho de esperar por alguem para ir almoçar.. ver pessoas a pingar suor e a carregar tijolos sem comer..
Caem trabalhadores inanimados aqui com fome... e alguem tem coragem de não lhes pagar os míseros salários a tempo e horas. O salário de um trabalhador aqui é o preço do jantar que nós pagamos todos os dias no restaurante, onde ainda ontem comemos caranguejo, anteontem gambas, no fim de semana passado lagosta.. Não faz sentido, isso entristece-me.
À hora do almoço estavam aqui todos à porta, pararam de trabalhar porque têm fome e ainda nao receberam o salário. Ainda assim, são educados e pacíficos, respondem sempre com um sorriso na cara.
Boa gente a gente daqui... espero que nós não voltemos a cair nos erros do passado, a tratar mal esta gente.. Estamos na terra deles! Isto assim não pode dar certo...

quinta-feira, fevereiro 02, 2012

indecisão do fim de semana


ponta d'ouro
inhambane

empregada... ☑

2ª feira ja tenho la em casa a Susana! O sr. Benjamim deixou-me na mão e quando cheguei a casa à hora do almoço nikles bitoques... não havia empregada pra ninguém! Mas não baixei os braços, pus-me na conversa com as senhoras que andavam por lá a limpar as outras casas, e conversa puxa conversa, passado 10 minutos estava uma a bater-me a porta a pedir emprego!
Não posso dizer que tenha simpatizado logo logo com ela, mas como a necessidade aperta vamos lá ver! Na segunda ja vamos almoçar a casa e ver do que ela é capaz! Ainda não lavei uma peça de roupa desde que cá estou!! O que vale é que ao fim de semana é só biquinis!
Amanhã é feriado.. vamos ter fim de semana prolongado! Vou aproveitar para ir as compras lá para casa, a feira de artesanato, à esteticista.. e APANHAR SOL!! Devemos fazer uma mariscada em casa dos nossos colegas e passar o dia entre piscina e caipirinhas!
Já estou a contar os minutos...
o spot para o churrasco

quarta-feira, fevereiro 01, 2012

lanche e sobremesa

comprado na esplanada hoje :)
comprar fruta na rua a toda a hora é delicioso
e a fruta aqui É DELICIOSA

sala de jantar....☑

Hoje à tarde fui receber os móveis da sala de jantar! A casa onde vamos viver era de uns indianos, aqui os indianos são os "monhés" e são conhecidos por serem avarentos e sumíticos, mas viverem bem! E o apartamento é realmente simpático, pequenino mas iluminado e arejado.
Fui lá à tarde com o Inhamtumbe, o motorista aqui da obra, e lá esperei que 5 homens me carregasse os movéis para o segundo piso pela escada! Eles não podiam com a mesa, era muito pesada e grande, tiveram de a desmontar lá em baixo e demoraram eternidades... Aqui tudo leva eternidades! Este povo faz tudo no relax... ficaram lá sentados a decidir como iam fazer para desmontar a mesa, e eu aproveitei para arranjar as sobrancelhas, e outras coisas para as quais nao tenho mesmo tempo.
No fim "senhora... os rapázes queriam um refresssco!" e la vai mais uma gorjeta! Aqui é gorgetas por tudo e por nada, eles recebem tão pouco que não conseguimos não dar.
Já conheci também o Sr.Benjamim, o porteiro, que me vai arranjar amanhã uma empregada de confiança para limpar e cozinhar. Vamos lá ver... por cá toda a gente tem empregada, porteiro, motorista, guarda, etc mas todos dizem a mesma coisa, eles roubam muito! Isso assusta-me e não sei como vou lidar com isso, mas lá terei de me habituar!