terça-feira, março 01, 2011

ser padrinho

...hoje em dia é complicado, principalmente para quem não teve uma educação baseada na religião e quer apadrinhar uma criança.
Nunca pensei que colocassem tantos entraves, nunca pensei também que a informática já tivesse chegado às Igrejas e Paróquias que por aí há. As fichas de cada paroquiano estão registadas no computador e os padres enviam a informação que é necessária saber (mandamentos, sacramentos, orações, etc) por email aos futuros padrinhos para estudarem a Doutrina!


É complicado para quem não acredita ou nunca ouviu falar destas coisas, pois a maior parte das pessoas nem sequer faz a mínima ideia do que significa o Baptismo, ou para que serve. É o caso do V. que vai ser padrinho e anda às aranhinhas com esta história toda porque só frequentou a  catequese quando era mesmo pequenino, fez a primeira comunhão e não se lembra de mais nada. Acho que vou ter de lhe dar umas aulinhas de catequese, sim, porque eu andei lá até aos 15 e ainda dei aulas de catequese a meninos pequeninos! 
Na minha opinião só me fez bem, para a minha formação como pessoa, os valores que me ensinaram são correctos e acho importante na educação de uma criança haver o ensino dos valores morais. Até mesmo por uma questão de cultura geral, a religião acompanhou o desenvolvimento da Humanidade e ainda hoje está presente em coisas que ja estão tão interiorizadas em nós, que já nem nos lembramos, como o Natal e a Páscoa. Acho importante saber, pelo menos de onde tudo isso vem e o resto... o resto já fica ao critério de cada um. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

docinho de maracujá